quarta-feira, 1 de junho de 2011

Trabalho Acadêmico: Lição Empreendedora


O que ensina o livro de

Robert T. Kiyosaki

Sharon L. Lecnter: Pai Rico Pai Pobre?



Como se tornar uma pessoa bem sucedida profissional, financeira e socialmente? Como pensar sobre o que fazer com o dinheiro que se ganha e de como ganhá-lo?
Essas são incógnitas deixadas pelo livro para fazer-nos refletir sobre o modo de como agimos com nosso dinheiro.
Pai rico, pai pobre deixa a lição de que é preciso administrar os riscos, buscar oportunidades, desenvolver habilidades empreendedoras as quais diferenciam o indivíduo dentre os outros.
O livro narra a história de Robert que tem dois pais, um pai rico (pai de seu amigo Mike) e um pobre (seu pai biológico). Aos nove anos de idade ele decide aprender, junto de seu amigo Mike, como ficar rico. Buscam ajuda de seu pai (pai pobre), o qual incentiva os meninos a fazerem um negócio para ganharem dinheiro. Depois de um tempo planejando, inauguram o empreendimento mas este não obtém sucesso.
Decidem, então, com o palpite do pai pobre buscar conselhos com pai rico, o pai de Mike. Agendam a primeira reunião.
O pai rico os propõe trabalharem para ele, em um restaurante por dez centavos a hora, e em troca ensinará aos meninos sobre dinheiro, sobre como ficarem ricos.
No início os meninos trabalham entusiasmados, mas depois começam a se cansarem, a se sentirem explorados e a acharem que o pai estava se aproveitando deles, pois não viera os ensinar.
Robert decidiu então conversar com o pai rico e desistir, pois concluiu que não estava aprendendo nada. Depois de muito esperar na recepção do escritório entra na sala para sua primeira reunião de negócio.
O pai rico e Robert discutem o assunto. O menino confessa estar cansado, sendo explorado, trabalhar muito por pouquíssima recompensa e que o acordo não estava sendo cumprido por ambas as partes, pois o pai rico não havia o ensinado nada sobre dinheiro. Este, por sua vez, fala que já sabia que Robert iria desistir. O pai rico afirma que estava sim o ensinado sobre dinheiro, que estava o ensinado da forma que a vida ensina. Segundo ele, a vida não ensina você com lápis, papel, lições. É uma escola diferente. Ela ensina você por meio de “empurrões”, dificuldades, as quais você tem que buscar uma forma de ultrapassá-las.
O menino compreende o sentido da conversa, entretanto não se sente muito confiável no novo ensinamento.
O pai rico diz que é fundamental a educação sobre dinheiro, como fazê-lo trabalhar para si e não você trabalhar para o dinheiro. Afirma que é importante abrir a mente, sair da zona de conforto, estabilidade para buscar oportunidades, saber administrar os riscos, saber como as coisas, os negócio funcionam. Conhecer a função do dinheiro, o seu destino certo.
Em fim, pela história do livro pode-se concluir que é importante ser educado em relação ao dinheiro, como trabalhar com ele e fazê-lo dar resultados positivos. Qual a forma adequada de pensar sobre os negócios, como se posicionar frente a um problema financeiro, frente aos negócios. É preciso não mais evitar o assunto dinheiro, as questões financeiras relacionadas a sua vida. É preciso tratar dinheiro como uma fonte para as resoluções dos problemas, como uma busca para a melhora de vida social e profissional.

2 comentários: