segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como agir corretamente nas suas decisões?

Todos os dias somos impostos por situações que nos “forçam” a tomar decisões que muitas vezes não estão de acordo com nossa consciência, com nossos valores, com nossa educação moral e ética.
Com o pouco tempo que nos sobra para as tomadas de decisões rotineiras, somos forçados a optar por caminhos mais fáceis porém, em longa data com consequências negativas.
E com todas essas situações e conjunto de forças, como optarmos pelo que é correto? Como decidirmos qual caminho percorrer sem que essa escolha prejudique outro indivíduo? Como agir e o que analisar para que possamos sempre estar em paz com nossa própria consciência? Vamos às repostas.
Em primeiro lugar é preciso parar e perceber a situação. Quais os envolvidos e o grau de envolvimento destes. Após isso, lançar opções de escolhas para a resolução do determinado problema. Depois de lançadas tais opções, analisar todos os pontos positivos e negativos destas e quais suas consequências em longo e curto prazo. Feito esse processo, cabe a cada indivíduo analisar se essa escolha caminha a par de sua consciência. Uma atitude tomada sem noção de consciência destrói a saúde mental de qualquer pessoa. E, finalmente, após tomar a decisão, qual o sentimento em relação a todo o caminho percorrido e ao objetivo alcançado?
E você, está agindo corretamente?

Está agindo de acordo com seus valores éticos e morais?

Pense bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário